Depois do Porto e de Vila Real, o CINANIMA apresenta-se aos estudantes de Aveiro e Coimbra

No ano em que comemora os 40 anos, é com enorme orgulho que o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho anuncia as parcerias com as Universidades de Aveiro e Coimbra para quatro sessões que esperam o sucesso das antecessoras, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Festival chega a Coimbra já esta quarta-feira com os Premiados 2015 – selecção de algumas das curtas-metragens vencedoras na edição passada; no dia 12 é a vez da exibição do Cartoon D’Or – programa que contempla os filmes finalistas do Prémio para a Melhor Curta-metragem Europeia. Por fim, toda a comunidade universitária poderá assistir a dois programas distintos, uma vez que um deles – Filmes da Escola “The Animation Workshop” – Dinamarca – representa o best of realizado pelos jovens alunos dinamarqueses desta escola. Este ousado programa terá lugar, dia 19. Por último, e com o intuito de elevar sempre as expectativas de quem assiste a cinema de animação, o CINANIMA orgulha-se de apresentar uma selecção de filmes do 3D Wire – Festival de Animação – no dia 26 -, que reflecte a melhor e mais recente produção de cinema de animação espanhola. As sessões têm lugar no Mini-Auditório Salgado Zenha.

Também em estreia, a Universidade de Aveiro recebe, no Novo Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, os Premiados 2015 no dia 12 de Outubro, o Cartoon D’Or a 19, “The Animation Workshop” a 26 e 3D Wire no dia 2 de Novembro.

No segundo ano desta parceria, as sessões na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, decorrem nos dias 6 (Premiados 2015), 13 (Cartoon D’Or), 20 (“The Animation Workshop”) e 27 de Outubro (3D Wire), no Auditório da Biblioteca da Universidade.

No terceiro ano em que unem esforços na promoção e divulgação do cinema de animação, o Festival e a Universidade do Porto prometem sessões a 7 (Premiados 2015), a 14 (Cartoon D’Or), a 21 (“The Animation Workshop”) e a 28 (3D Wire), no Auditório da Reitoria da Universidade, pelas 21:30.
Não vai querer perder este extraordinário ciclo de animação, com entrada gratuita, que antecede a comemoração dos 40 anos do mais antigo festival de cinema de animação português e terceiro mais antigo do mundo, a decorrer de 7 a 13 de novembro próximo, em Espinho.