Júri Seleção Filmes de Escola

José Rodrigues

Portugal

Professor da área das artes e tecnologias, José é doutorado em Multimédia em Educação. Durante 12 anos foi professor do ensino superior na área da Educação Visual e Tecnológica aos cursos de formação inicial de docentes desta área e mestrados.
Entre 2006 e 2016 foi presidente da APEVT e de 2019 a 2016 diretor do centro de formação de professores desta mesma associação.
José é formador de professores nas áreas das artes e tecnologias, tendo orientado dezenas de formações ao longo dos últimos 18 anos.
É autor de manuais escolares e do livro “Analisa, Explora & Cria”. Atualmente desenvolve projetos editoriais e de formação, sendo ainda colecionador de livros animados, móveis e sobretudo pop-up.
Em 2014 foi comissário do 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira.
Participa regularmente em encontros e conferências nacionais e internacionais nas áreas das artes, animação, ilustração, tecnologias e educação, quer apresentando comunicações ou orientando formações ou workshops. José tem publicados mais de 30 artigos em revistas nacionais e internacionais e outros, decorrentes desses eventos.
É membro da comissão organizadora do CINANIMA desde 1998 e é desde 2014 coordenador do serviço educativo deste Festival.
Participou em vários júris na área das artes e educação e na área do cinema foi júri do “Curtas Sadinas”, “IFF – Immersive Film Festival 2015”, “FEST 2016” e “Shortcutz Ovar 2017”.

Pedro Mota Teixeira

Portugal

Pedro Mota Teixeira é doutorado em Ciências da Comunicação, especialidade de Audiovisuais, pela Universidade do Minho (2013); Mestre em Arte Multimédia (2007) e licenciado em Design Comunicação (2001) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi bolseiro do Programa Socrates/Erasmus, tendo estudado na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, em França (2001).
É Professor Adjunto da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) desde 2011, onde desempenha as funções de Diretor do Departamento de Arte e Comunicação e Coordenador do Laboratório de Audiovisuais. Lecciona na Licenciatura em Design Gráfico e nos Mestrados em Ilustração e Animação (desde 2010) e Design Digital (2016). Tem publicado e apresentado regularmente trabalhos científicos nas áreas dos audiovisuais e da animação digital, desde 2009. É co-fundador e Organization Chair da Conferência Internacional de Ilustração e Animação CONFIA, desde 2012. Detém o título de Especialista (conforme decreto-lei 206/2009) na área disciplinar dos Audiovisuais, atribuído pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, consórcio dos Politécnicos do Norte e APD (Associação Portuguesa de Design), desde 2011.
A par da sua actividade de docente do ensino superior tem desenvolvido trabalho enquanto realizador na área do cinema de animação, publicidade e motion graphics para televisão e cinema, videoclips, para entidades como a RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, Porto Canal, Porto Digital, Federação Portuguesa de Futebol, Oceanário de Lisboa, Câmara Municipal do Porto, Fundação Dr António Cupertino de Miranda, Valentim de Carvalho, Universal Music Portugal, Metro do Porto, etc; e para artistas como os BlindZero, Boss Ac, Mind da Gap, Mário Laginha, etc. Destacam-se projetos como “História de Um Caramelo” (2007), que conta com a participação do actor António Feio na sua primeira e única incursão na área da interpretação para cinema de animação (com apoio do ICA), genéricos televisivos como “Planeta Música”, “Surf Total”, “A Minha Sogra é uma Bruxa”, “Superbatatoon”, “Top Buracos”, “Camilo em Sarilhos”, entre outros. É, ainda, da sua autoria a criação da Mascote do Oceanário de Lisboa e da Federação Portuguesa de Futebol.

Paulo Galindro

Portugal

Nascido em 1970 e licenciado em arquitetura, Paulo Galindro é autor de diversos livros ilustrados, feitos em parceria com alguns dos mais importantes escritores nacionais e internacionais como Luís Sepúlveda, António Mota, David Machado, entre outros. Viu a sua obra premiada por diversas vezes. Juntamente com Natalina Cóias criou o coletivo de ilustração Pintarriscos.