Masterclasses 2017


Martin Koscielniak

Bélgica / Professor, realizador, animador e produtor

Terça-feira, 07 de novembro | 11h00 | Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Título: Como o uso de uma técnica específica de animação pode influenciar o processo de escrita e o impacto narrativo do filme

Sinopse: Qual a técnica a usar para cada história? Através do visionamento e análise de várias curtas-metragens vamos descobrir de que forma a linguagem específica da animação oferece meios de contar histórias.

A escolha da expressão gráfica e do desenho dos personagens leva a questões narrativas particulares e influencia a perceção da história.

Iremos tentar identificar estas especificidades porque para cada história existe, provavelmente, apenas uma forma de conceber uma animação e encontrar a linguagem gráfica correta. É a única maneira de o filme atingir o objetivo do argumento.

Seja qual for a técnica usada (ex. gravura, tinta, cartoons ou animação 3D), o filme e o próprio argumento serão influenciados por essa escolha, por forma a partilhar as emoções certas com o público.

Em colaboração com:


Thierry Steff

França / Realizador e editor

Quarta-feira, 08 de novembro | 11h00 | Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Título: HOMO ANIMUS (ou os gays no cinema de animação)

Sinopse: Thierry Steff fará uma abordagem transversal a um século de cinema. Irá falar sobre filmes de temática homossexual na nossa sociedade, com representações escandolasas, esquemáticas ou ousadas.

Começando na década de 30 com o aparecimento do Código Hays norte-americano, passando pelos anos do pós-guerra, o início da televisão, a revolução sexual e acabando na epidemia da SIDA, sem esquecer o reconhecimento dos gays nas séries televisivas… até aos dias de hoje, com a proliferação de trabalhos independentes.

Em colaboração com:



Margarida Madeira

Portugal / Realizadora e produtora

Quarta-feira, 8 de novembro | 12h00 | Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida – Espinho
Quinta-feira, 9 de novembro | 10h30 | Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira – Espinho

Título: Margarida Madeira – “Os Prisioneiros”

Sinopse: Crianças atrás das grades é um tema desconhecido por muitos e controverso na sua essência. Tentar percebê-lo melhor foi o que levou a autora a desenvolver o filme “Os Prisioneiros”. Nesta masterclass vamos acompanhar o percurso desde o início da sua formação, passando pelo desenvolvimento da ideia deste filme até à sua conclusão.

Em colaboração com:
esmga manuel laranaj


 


Hemant Sharda

Reino Unido / Director do Departmento de Animação da National Film And Television School

Quinta-feira, 09 de novembro | 10h30 | Auditório da Escola Superior Arte e Design – Matosinhos

Título: Porque ir para uma Escola de Cinema

Em colaboração com:


 

Marina Estela Graça

Portugal / Professora, investigadora e realizadora

Sexta-feira, 10 de novembro | 11h00 | Reitoria da Universidade do Porto

Título: Animação portuguesa: Épocas e identidade

Sinopse: Esta conferência pretende enquadrar a identidade da Animação Portuguesa, de forma crítica e fundamentada, e disponibilizar uma primeira hipótese.

Parte da constatação que, para além da curta-metragem de cinema de animação de autor, em Portugal, não existe outro formato cuja ocorrência possa ser considerada repetidamente relevante: nem em jogos ou outros suportes interativos, nem em televisão ou audiovisual.

Na construção do modelo que se propõe, foram considerados objetivos, resultados, estratégias e posturas importantes, que se confrontaram com descontinuidades políticas e tecnológicas, enquanto elementos simultaneamente indutores e indicadores de mudança, tanto para profissionais como para entidades com participação na área.

Será proposta uma abordagem da Animação Portuguesa enquanto atividade profissional principal levada a cabo de forma consequente, continuada e regular; tanto como opção de vida, quanto como fonte de rendimento; desenvolvida entre os anos 60 e a atualidade; e tendo por base documentos audiovisuais, entrevistas e declarações públicas.

Em colaboração com:


Michael Dudok de Wit

Holanda / Realizador, animador e ilustrador

Sábado, 11 de novembro | 17h00 | Sala António Gaio, Centro Multimeios de Espinho  

Título: O processo criativo por detrás dos meus filmes

Sinopse: Nesta Masterclass, Michael Dudok de Wit irá falar sobre a realização e processo criativo dos seus filmes (serão exibidas algumas das suas curtas-metragens). Por outras palavras, falar-se-á do processo intuitivo e das questões que os criativos colocam a si próprios, os desafios que enfrentam e ainda das conclusões a que chegou depois de observar o seu percurso e o percurso dos seus colaboradores.