Masterclasses a pensar no futuro da animação

Ron Diamond, realizador e diretor do estúdio Acme Filmworks, é um dos maiores mestres mundiais do cinema de animação e estará no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho para a orientação de uma masterclasse para desvendar segredos dos Oscares.

Como membro da Comissão Executiva da Academia, Diamond saberá melhor do que ninguém os segredos para que um filme seja escolhido de entre os melhores do mundo para brilhar em Hollywood. A masterclass terá lugar a 8 de Novembro, na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto.

No dia seguinte, Regina Pessoa, uma das realizadoras de animação portuguesas mais reconhecida em todo o mundo e este ano presidente do Júri da Competição Internacional de Curtas-metragens, estará na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para orientar professores e alunos numa masterclasse baseada no seu próprio processo criativo ao longa da sua trilogia sobre os temas dos medos, da infância, diferença, sombras e luz.

 

Mestres levam animação às escolas

O realizador de “Bendito Machine”, Jossie Malis, vem também ao CINANIMA como Júri da Competição Nacional e como orientador de uma masterclasse intitulada “Abençoada independência”, onde explica como sobreviver ao título de diretor independente e “não morrer no processo”. A masterclasse tem lugar na Escola Superior de Arte e Design, a 11 de novembro.

Michelle Ann Nardone, diretora da escola dinamarquesa The Animation Workshop, será responsável pela orientação da masterclasse “Filme de estudos – o envolvimento e acompanhamento dos alunos e professores no processo de trabalho”, a 11 de novembro, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave; enquanto, no mesmo dia e local, o ilustrador espanhol, Raúl Nieto Guridi, explica o espaço como veículo narrativo e psicológico na animação e a sua relação com os personagens na sua obra.

As duas escolas secundárias de Espinho recebem, ainda, a 9 e 10 de novembro, uma masterclasse orientada pelo realizador português Daniel Roque, com a apresentação da Curta-metragem #LINGO e todo o seu processo de produção. Por fim, dia 11, vindo do Festival 3D WIRE, José Luís Farias traz uma masterclasse, ao Centro Multimeios, de entrada livre sobre a relação entre animação e videojogos.

 

Noites de workshops para todos

No campo dos workshops, destinados a professores, alunos e amantes do cinema de animação em geral, Alexandre Siqueira orienta “Animação 2D” e a utilização do software TVPaint; Raúl Nieto Guridi vem explicar como “Narrar com imagens”, com base na relação entre o personagem e o autor; e Mafalda Almeida traz o seu estudo científico “Animation4All – Experimentar, Fazer e Aprender”, um projeto no qual se pretende explorar o cinema de animação em experiências de ensino com jovens e adultos com necessidades educativas especiais.

As noites do Festival serão, igualmente, boas oportunidades para aprender com os Workshops Noites CINANIMA. Os temas dos cinco workshops são: “A imagem em movimento na Banda Desenhada”, “Desenho e Construção de Cenários para Animação Stop-motion”, “Animação Digital 3D”, “Técnicas de Animação Digital 2D” e “O Lip-Sync na Animação de Marionetas”.

Pode consultar toda a informação sobre estas oficinas e masterclasses em aqui.