O CINANIMA apresenta os seus jurados para a Competição Internacional

Nesta 41ª Edição, caberá ao português Paulo Trancoso conduzir as escolhas do Júri da Competição Internacional de Curtas-metragens. Realizador, produtor e editor de vídeo, Paulo Trancoso é o primeiro Presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

A esta equipa junta-se a experiência do holandês Michael Dudok de Wit, realizador de “The Monk and the Fish” – nomeado para o Oscar® e vencedor de um César. Michael Dudok ficou mundialmente conhecido pela sua obra “Father and Daughter”, vencedor do Grande Prémio no CINANIMA, do Festival de Annecy, do Oscar ® e de um BAFTA. A sua primeira longa-metragem – “The Red Turtle” – foi exibida em 2016, no CINANIMA. Este realizador multipremiado dará ainda uma masterclasse no sábado, dia 11 de novembro, na Sala António Gaio. Para completar este júri, contamos com o húngaro Ferenc Mikulás, director do Kecskemét Animation Film Festival.

O júri responsável por atribuir os prémios na Competição Internacional de Longas-metragens será composto por Humberto Santana, produtor de cinema de animação, que terá a seu lado o realizador espanhol Damián Perea, que é também diretor e produtor do XII Summit, Conference and International Film Festival of Animation, Visual Effects and Video Games – Animayo. Damián Perea será responsável por um workshop, durante a semana do Festival.

O historiador francês Thierry Steff é o terceiro elemento deste júri, e dará uma masterclasse na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

O Júri Internacional para Filmes de Escola será composto pela portuguesa Marina Estela Graça, actualmente directora do Curso de Imagem Animada, na Universidade do Algarve. Juntam-se o realizador e artista plástico holandês Menno de Nooijer e o professor belga Martin Koscielniak. Todos os membros deste júri darão masterclasses em universidades portuguesas, durante a sua estadia no CINANIMA.

Esperamos por todos nestes 41 anos do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho que decorrem de 6 a 12 de Novembro.