Peter Lord sopra 40 velas da Aardman Animations no CINANIMA

Um dos grandes destaques da 40ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho vai para a presença do realizador britânico Peter Lord. Conhecido pelo trabalho nas séries televisivas “A Ovelha Choné” ou “Creature Comforts”, Lord já foi distinguido com três nomeações da Academia ® pelos filmes “Adam” (1992), “Wat’s Pig” (1996) e pela sua primeira longa-metragem individual, “The Pirates! Band of Misfits” (2013).

Além de integrar a equipa de jurados da Competição Internacional de Curtas-metragens, Peter Lord vem ao CINANIMA soprar as quarenta velas do aniversário da Aardman Animations, o estúdio que ajudou a fundar com David Sproxton e que trouxe ao mundo do cinema de animação criações em plasticina e stop motion, de onde se destacam sucessos como “A Fuga das Galinhas” ou, mais recentemente, “A Ovelha Choné – O Filme”.

Assim, nos 40 anos do CINANIMA, 40 Edições do melhor cinema de animação do mundo, celebramos também estes importantes 40 anos de produção com cinco sessões dedicadas à Aardman Animations. Além de “A Fuga das Galinhas” e “A Ovelha Choné”, o público terá a oportunidade de assistir a uma retrospectiva destas quatro décadas de cinema de animação, a que se juntam duas sessões especiais para famílias, a ter lugar no Auditório do Casino Espinho.

O ciclo dedicado à Aardman, um dos mais proeminentes agentes da indústria da animação mundial, rivalizando com os gigantes de Hollywood e demonstrando que é possível conjugar o cinema animado de autor com produções comerciais de grande público, terá lugar no fim de semana de 12 e 13 de Novembro.