Portuguesa Regina Pessoa preside júri do CINANIMA

Já são conhecidos os nomes que integram o júri das competições internacionais da 40ª Edição do CINANIMA. A portuguesa Regina Pessoa preside a equipa de jurados da Competição Internacional de Curtas-metragens. Depois de vencer o Prémio Jovem Cineasta no CINANIMA em 1999, a diretora construiu um percurso notável no mundo do cinema de animação internacional, com expoente na Curta-metragem multipremiada “História Trágica com Final Feliz” e a sua presença, todos os anos desde aí, no Festival é essencial e motivo de orgulho.

A equipa que escolherá o filme vencedor na competição internacional de Curtas-metragens conta também com a experiência de Peter Lord, diretor britânico, co-fundador da Aardman Animations, conhecido pela série televisiva “A Ovelha Choné” ou a Longa-metragem “A Fuga das Galinhas”; e do norte-americano Ron Diamond, fundador do estúdio ACME Filmworks (de onde surgiram trabalhos de autores como Paul Driessen, Carolin Leaf, Michael Dudok de Witt, Bill Plympton, entre muitos outros importantes nomes da animação), e também produtor de alguns episódios para a série “Os Simpsons”.

Quanto à Competição Internacional de Longas-metragens, o grupo de jurados é constituído por Jossie Malis, ilustrador, animador e realizador de origem peruana e chilena, cuja obra mais reconhecida é a Curta-metragem “Bendito Machine”. Nesta edição, Malis será, ainda, responsável pela orientação de uma masterclass na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD).

Ao seu lado estarão Michelle Ann Nardone, Directora do Departamento de Animação e CG, The Animation Workshop, cujo programa passará, nesta edição do CINANIMA, pelas universidades nas sessões especiais Pré-Festival; e Steve Sarson com uma carreira dedicada ao ensino e desenvolvimento de cursos e técnicas de aprendizagem, sendo diretor do Departamento de Design da Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto.

Os 40 anos do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho decorrem de 7 a 13 de Novembro.