Crianças Prime1rº

Programa para a realização de filmes de animação com escolas do 1º ciclo.

APRESENTAÇÃO
O Crianças Prime1rº é um programa da iniciativa do Serviço Educativo CINANIMA, com o apoio da Direção Geral de Educação – Plano Nacional de Cinema, dirigido a crianças do 1º ciclo do ensino básico, com o objetivo de proporcionar o contacto com a animação de imagens através da realização de filmes de animação em contexto educativo.

MISSÃO
– Promoção da literacia fílmica;
– Contribuir para o sucesso escolar dos alunos através da articulação dos diferentes saberes;
– Fomentar uma atitude positiva relativamente à aprendizagem;
– Contribuir para uma formação cívica e cidadania como ferramentas essenciais aos processos de ensino e de aprendizagem;
– Contribuir para uma interação positiva entre os alunos, professores e restante comunidade educativa.

O programa Crianças Prime1rº propõe-se ao desenvolvimento de projetos pedagógicos, através da exploração e questionamento do meio, utilizando o cinema de animação como veículo para a concretização de filmes de animação com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O desenvolvimento de projetos em torno da animação de imagens tem demonstrado ser uma atividade proporcionadora de aprendizagens significativas. Permitem a aplicação e experimentação de diferentes estratégias e técnicas de animação e contribuem para a descoberta de novas formas de expressão e comunicação. Enquanto área multidisciplinar, o cinema de animação associa potencialidades expressivas e comunicacionais, e promove processos diversos para o desenvolvimento cognitivo. Deste modo a iniciativa Crianças Prime1rº articula-se com todo o currículo do 1º ciclo do ensino básico. A exploração do tema “ESPINHO: história, cultura, tradições e personalidades”, permite aos alunos o contacto e o estudo dos vários conteúdos ligados ao conhecimento histórico e cultural da sua região mas também abre possibilidades a narrativas originais. O resultado deste processo vivido por cada turma e por cada aluno traduz-se na realização de um filme de animação.

ESCOLAS PARTICIPANTES 2016/2017:
Escola Básica de Silvalde (Professora Irene Salvador)
Escola Básica de Paramos (Professora Sandra Quaresma)
Escola Básica Espinho 2 (Professora Gabriela)
Escolas Básica de Guetim (Professora Sónia Pinto)
Escola Básica Espinho 3 (Professora Rosa Quintela)
Escola Básica da Anta (Professora Sandra Ferreira)

Para mais informações contacte-nos através do email: servicoeducativo@cinanima.pt