mala_1_site mala_2_site

 

Em Novembro de 2014, na abertura da 38ª Edição do CINANIMA, o Serviço Educativo deste Festival apresentou oficialmente a sua “Mala da Imagem Animada”.

Este produto, há muito desejado e idealizado pela equipa do Serviço Educativo do CINANIMA, viu finalmente a sua produção ser concretizada fruto do grande envolvimento e patrocínio exclusivo da Cartonagem Trindade, sediada em S. João da Madeira. A larga experiência desta empresa e a qualidade dos seus produtos, aliada à vontade do CINANIMA levar a imagem animada numa viagem junto dos mais novos, fez nascer esta Mala.

Agora sim, já preparados e com a “Mala da Imagem Animada” pronta, partimos numa longa jornada que levará os brinquedos óticos e o cinema de animação às escolas, às famílias e aos mais novos, mas também a todos quantos queiram partilhar e viver este mundo fantástico da animação.

Esta viagem pelo mundo dos brinquedos óticos iniciou-se já em 1825 quando John Ayrton Paris inventou o THAUMATROPE, aparelho que demonstra a persistência retiniana das imagens. Estava então aberto o caminho para, ainda durante essa década e seguinte do século XIX, outros autores criarem o PHENAKISTISCOPE (por Joseph Plateau) ou o ZOOTROPE (por George Horner). Estes são três dos mais importantes brinquedos óticos que no início do último quarto do século XIX levaram Émile Reynaud a criar o PRAXINOSCOPE, muito idêntico ao Zootrope, mas com a diferença das imagens animadas se verem projetadas em pequenos espelhos e não espreitando pelas fendas abertas num tambor, como acontece no Zootrope.

A “Mala da Imagem Animada” leva-nos a toda esta magia onde quer que queiramos ir, criando-se pontes que se desejam, sendo esta a ambição do Serviço Educativo do CINANIMA, criar em todos a magia da imagem em movimento e do cinema de animação, constituindo-se como um material lúdico e especialmente didático e pedagógico, para a criação de públicos na área do cinema de animação.

 

Especificações técnicas da “Mala da imagem animada”:

Dimensões: 29x20x10 cm

Apresentação: Mala cartonada impressa a cores, com aplicações a pele e pega

Conteúdo incluído:

– Brochura de apoio com informação sobre os princípios de animação de imagens;

– Brinquedos óticos: Thaumatrope, Folioscope, Phenakistiscope, Zootrope e Flipbook. Todos estes brinquedos óticos incluem exemplos impressos a preto e branco para exemplo e outros exemplares em branco para serem realizados. A mala inclui ainda o tambor do Zootrope.

 

Encomendas e Reservas: servicoeducativo@cinanima.pt

 

 Preços:

– 20€ (Vinte Euros): Se adquirida nos pontos oficiais CINANIMA em Espinho (preço por unidade).

– 27,50€ (Vinte e sete euros e cinquenta cêntimos): Se pretenderem que a mala seja expedida via CTT em correio registado (preço por unidade). Preços válidos para Portugal continental e Ilhas (Madeira e Açores).

 

Pontos de Venda Oficiais CINANIMA:

 

Espinho

– Sede da Cooperativa Nascente – Rua 62, nº 251, 4500-366 Espinho

– Biblioteca Municipal de Espinho

 

 

 

 

 

Mais informações e pontos de venda oficiais, em breve.