MASTERCLASSES 2016

ron_diamond

Ron Diamond

EUA / Membro Afiliado da Comissão Executiva da Academia

Terça-feira, 08 de novembro | 14h30 | Escola Superior de Média Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto 

Título: Passos para ganhar um Oscar© da Academia.

Sinopse: Nesta Masterclass de duas horas, o membro da Comissão Executiva da Academia, Ron Diamond, explica as regras para a submissão, os procedimentos de votação e as armadilhas que levaram a que alguns filmes fossem desqualificados. Haverá lugar à discussão dos atributos e qualidade de quatro filmes de forma a oferecer aos participantes um maior conhecimento sobre o género de filmes que historicamente têm ganho mais atenção por parte da Academia em detrimento de outros.

Biografia: Produtor de animação, distribuidor e curador, Ron Diamond fundou e dirige a Acme Filmworks, em Los Angeles, Califórnia, um dos mais proeminentes estúdios independentes de animação que, desde 1990, vem criando trabalhos animados com realizadores como Michael Dudok de Wit, Christopher Hinton, Janet Perlman, Raimund Krumme, Caroline Leaf, Wendy Tilby e Amanda Forbis, Aleksandra Korejwo e dezenas de outros animadores de todo o mundo. Diamond produziu anúncios, sequelas de títulos principais, Curtas-metragens, uma série de televisão e diversos filmes de animação, e também o 17º Annual Animation Show of the Shows, a International Tournee of Animation e a Animation Celebration. Diamond foi júri em inúmeros festivais, foi curador de múltiplos programas, ensinou em inúmeras universidades, exibiu o trabalho artístico da Acme Filmworks nos quatro continentes e participou em dezenas de grandes e pequenos festivais internacionais de animação. Diamond foi igualmente co-fundador da Animation World Network, fundador do Animation Show of the Shows, Inc., e organiza a tourné anual pré-Oscar dos estúdios de animação líderes para os nomeados ao Oscar para Melhor Curta-metragem de animação.

Em colaboração com
esmad_logo_outline

 


regina-foto2-ciclope-site

Regina Pessoa

Portugal / Realizadora

Quarta-feira, 09 de novembro | 14h30 | Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Título: O meu processo criativo

Sinopse: Uma explicação sobre meu processo criativo ao longo da minha trilogia sobre os temas dos medos, da infância, diferença, sombras e luz:
I – Sombras e medos: o meu primeiro filme «A Noite ” (animação em gravura sobre placas de gesso:
II – Luz e diferença: “História Trágica com Final Feliz”, gravura com tinta preta sobre papel, o ponto central da trilogia:
III – O terceiro episódio da trilogia – deixando a infância para trás e autoaceitação: “KALi, o pequeno vampiro”, gravura digital):
IV – Conclusão: Auto análise do meu processo criativo e das etapas que o constituem, tomando como exemplo o atual projeto no qual estou a trabalhar.

Biografia: Licenciada em Pintura, na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, 1998. Em 1992 começa a trabalhar no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, como animadora em vários filmes de Abi Feijó. À partir de 1996 começa a realizar e animar os seus próprios filmes, entre os quais uma trilogia dedicada ao tema da infância: “A Noite”, “História Trágica Com Final Feliz” e “Kali, o pequeno Vampiro”. Os seus filmes foram distinguidos com mais de 80 prémios e distinções através do mundo, entre os quais: Grand-Prix Annecy 2006; Grand Prix du Jury South by Southwest, 2007; nomination Cartoon d’Or 2006; Oscars Short-list 2007; Hiroshima Prize 2012; 1st Prize Animated Short Film, CHICAGO INTERNATIONAL CHILDREN’S FILM FESTIVAL – USA; The Golden Gate Award for Best Animation Short – 56th SAN FRANCISCO INT. FILM FESTIVAL – USA; nomeação para os Annie Awards 2013; nomeação para o Cartoon D’OR 2013; selecção nas Golden Nights no Grande Teatro da UNESCO Paris, 2014; etc.

Em colaboração com

fbaup-capa

 


jossie-malis-juri_2016

Jossie Mallis

Espanha / Realizador e diretor do estúdio Zumbakamera

Sexta-feira, 11 de novembro | 11h00 | Auditório da Escola Superior Arte e Design – Matosinhos

Título: Abençoada independência

Sinopse: Os estúdios de animação independentes são continuamente desafiados a sobreviver num mercado volátil e profundamente globalizado, onde as estratégias de resistência não são muitas. Nesta Masterclass, Jossie Malis, cineasta independente e diretor do estudio Zumbakamera, irá apresentar a sua metodologia específica de trabalho com exemplos de processos criativos e a sua experiência no desenvolvimento da série premiada “Bendito Machine” entre outros projetos, além de analisar também formas de financiamento, distribuição e táticas para sobreviver como um diretor independente e não morrer no processo.

Biografia: Jossie Malis (1976). Realizador no Estúdio Zumbakamera, desempenha a sua atividade profissional na Ilha de Maiorca (Espanha). Com uma paixão especial pelo imaginário que incorpora máquinas e o cosmos, dedicou-se, desde os 15 anos de idade, à criação de Curtas-metragens, vídeos musicais e de séries, como a galardoada “Bendito Machine”, para além de se envolver em todo o tipo de projetos audiovisuais. Participou em vários festivais internacionais como membro do júri e os seus filmes foram selecionados em vários festivais em todo o mundo como Annecy, Sitges, CINANIMA, BAF, Hiroshima, SICAF ou Fantastic Fest, entre outros. Os seus trabalhos são comentários agudos aos seres humanos e às suas fraquezas, máquinas, medos e aos mistérios do universo.

Em colaboração com:

esad
michelle-ann-nardone_2016

Michelle Ann Nardone

Dinamarca / Directora do Departamento de Animação e CG, The Animation Workshop, VIA University College

Sexta-feira, 11 de novembro | 18h00 | Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Título: Filme de estudos – o envolvimento e acompanhamento dos alunos e professores no processo de trabalho.

Sinopse: Nesta Masterclass Michelle Nardone irá apresentar exemplos do trabalho desenvolvido na The Animation Workshop e explicar o processo de trabalho dos alunos e como estes são acompanhados. The Animation Workshop integra a University College VIA, e está associada a uma rede empresas internacionais, artistas e educação.

Biografia: Michelle estudou no California Institute of Integral Studies em São Francisco e possui uma Credencial de Ensino da Montessori Foundation. Desde meados dos anos 90, Michelle tem vindo a explorar o cinema de animação. Esteve envolvida no arranque do Departamento de Bacharelato no The Animation Workshop, em 2003, e é a maior dinamizadora do seu desenvolvimento desde o início.

Em colaboração com
Logo_01 mia-ipca

 


 

SONY DSC

Daniel Roque

Portugal / Realizador, animador

Quarta-feira, 09 de novembro | 10h00 | Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira – Espinho
Quinta-feira, 10 de novembro | 10h00 | Agrupamento de Escolas Manuel Gomes de Almeida – Espinho

Título: #LINGO – Nos Bastidores da Animação

Sinopse: Nesta masterclass será apresentada a Curta-metragem de animação #LINGO, passando pelas diferentes fases da sua produção – storyboard, animatic, estudo de personagens e animação digital. Serão também demonstrados brinquedos ópticos e apresentado o livro making-off realizado a partir do filme.

Biografia: Nascido em 1991 em Torres Vedras, desde cedo apanhou o vício do desenho e de ver desenhos animados. Licenciou-se em Artes Plásticas e Multimédia no Instituto Politécnico de Santarém, mas o bichinho pelo cinema animado levou-o até ao Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Atualmente trabalha como freelancer nas duas áreas, sob o nome de Vicente Nirō. A sua primeira Curta-metragem, #LINGO, realizada no final do mestrado foi distinguida com o prémio Jovem Cineasta no CINANIMA e na secção de estudantes do Prémio Nacional de Animação 2015. Foi também premiado nos festivais Caminhos do Cinema Português, Leiria Film Fest e Área de Contenção.

Em colaboração com:

aeml-logo aemga
fariasjoseluis

José Luís Farias

Espanha / Criador e diretor do Festival 3D WIRE

Sexta-feira, 11 de novembro | 16h30 | Sala Polivalente – Multimeios | Entrada Livre

Título: Animação e videojogos: quando os dois mundos colidem.

Sinopse: Numa época de constante evolução tecnológica dois mundos estão condenados a colidir. Muitos profissionais trabalham em ambos os sectores, e muitas empresas de animação fazem videojogos e vice-versa. As fronteiras são menos claras resultando no aparecimento de empresas sem etiquetas e focadas apenas em fazer bons conteúdos seja qual for a plataforma. Vamos falar sobre transmedia storytelling, crowdfunding, VR, AR, gamification e tecnologias disruptivas através de alguns estudos de caso para compreender este mundo sempre em mudança.

Biografia: Criador e diretor do festival 3D Wire, Internacional Animation, Videogames and New Media (Segóvia, Espanha) desde 2009; e co-diretor e criador do Bridging the Gap, Animation Lab (Valencia, Spain), nas suas duas edições.

Em colaboração com:

logotipo_3dwire_2015_nuevo_color_black