OFICINAS 2017

Para se inscrever nas seguintes oficinas do CINANIMA 2017 aceda ao formulário de inscrição, que deverá ler com a máxima atenção, e siga as instruções.

Para mais informações ou dúvidas, contacte-nos para: workshops@cinanima.pt


Vamos realizar uma curtíssima

Orientadoras: Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues

Apresentação: Neste workshop pretende-se colocar as mãos na massa. Vamos realizar em grupo uma curtíssima em stop-motion. Desafiamo-vos a vir experimentar diferentes técnicas de animação de volumes e a conhecer o software apropriado à técnica.

Data: 09 de novembro (quinta-feira)

Horário:
Manhã: 10:00/13:00
Tarde: 14:30/17:30

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Limite de participantes: 10

Valor da inscrição: 20 euros

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.



Como agregar todas as técnicas de animação numa única técnica de pixilação

Orientador: Damien Perea Lezcano

Apresentação: Pixilação. Usar a técnica do stop motion mas com o próprio corpo em vez de uma marioneta. Com esta divertida técnica, terá a oportunidade de, durante um dia, trabalhar com o próprio corpo e a perceber o processo de animação, que poderá ser extrapolado para qualquer outra técnica.

Data: 10 de novembro (sexta-feira)

Horários:
Manhã: 10:00 / 13:00
Tarde: 14:30/17:30

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Limite de participantes: 10

Valor da inscrição: 20 euros

Destinatários: Animadores, estudantes de ensino superior artístico e interessados na animação.

INFORMAÇÃO: esta oficina será orientada em inglês.


 WORKSHOPS NOITES CINANIMA

Estes workshops contam com a colaboração do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Logo_01MIA IPCA

06 a 10 de novembro
21:00H/24:00H
Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho
Valor da inscrição: O participante poderá inscrever-se separadamente em cada uma das oficinas, com o custo de 7 euros para cada uma. Caso opte por se inscrever nas 5 oficinas, o custo total é de 25 euros.

 

Workshop 1

MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS

 

Orientadores: Ricardo Adrêgo & Nicolau Tudela

Segunda-feira – 06 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: O workshop irá centrar-se nos processos e metodologias da criação de personagens num contexto narrativo. Após uma breve introdução teórica às técnicas comuns utilizadas nas indústrias criativas, os participantes serão convidados a desenvolver personagens rivais em grupos de duas pessoas. Cria-se, deste modo, uma dinâmica interativa de troca de ideias e expansão das possibilidades criativas que se irão refletir na ambivalência das personagens.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

  • Computador (portátil)
  • Rato
  • Mesa digitalizadora

Limite de participantes: 16

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração. Preferência de dias da semana.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 2

Introdução ao hibridismo entre 2D e 3D

 

Orientadores: Mário Filipe Araújo e Hélder Barbosa

Terça-feira – 07 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: O presente workshop pretende introduzir algumas questões e diferentes usos para a integração da animação 2D e 3D de modo a que os interessados possam ter contacto com o processo de combinar elementos bidimensionais e tridimensionais. O workshop será dividido em duas partes. Uma abordará as questões ligadas ao 3D, como modelação base e texturização e uma outra parte abordará as questões ligadas ao 2D, como a integração dos objectos 3D no ambiente bidimensional.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Estrutura do Workshop

  • Modelação de elementos 3D básicos
  • Tipos de iluminação
  • Introdução de iluminação HDRI
  • Exportação por camadas
  • Análise e combinação da perspectiva
  • Inclusão de elementos 2D
  • Luz e Sombra.

Material necessário:

  • Computador (portátil)
  • Rato
  • Mesa digitalizadora
  • Photoshop e Blender (instalado)

 

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 3

Técnicas de animação digital 2D

 

Orientador: Daniel Roque

Quarta-feira – 08 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Introdução à animação 2D usando o Photoshop. Processos de produção de um filme 2D, apresentação do programa e técnicas de animação para o desenvolvimento de pequenos exercícios animados.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

  • Computador portátil;
  • Software Adobe Photoshop (instalado);
  • Tablet digital/mesa gráfica (aconselhado).

 

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 4

Introdução à animação digital 2D

 

Orientadora: Alexandra Allen

Quinta-feira – 09 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Neste workshop serão apresentadas técnicas e processos de animação 2D digital. Introdução ao software Adobe Photoshop para criação de personagens e ao Adobe AfterEffects para animar. Será realizado uma pequena animação utilizando estas ferramentas digitais.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário: 

  • Computador portátil
  • Tablet digital/ mesa gráfica (aconselhado)
  • Software: Adobe Photoshop e Adobe AfterEffects (instalado)

 

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.

 

Workshop 5

Animação de personagens no After Effects no estilo flat design

Orientador: Raoni Xavier

Sexta-feira – 10 de novembro

21:00H às 24:00H

Sinopse: Como desenhar um personagem no estilo flat design de maneira otimizada para animação em After Effects. Como transpor este personagem para o Affter Effects e animar um walk cicle.

Local: Sala Polivalente – Centro Multimeios de Espinho

Material necessário:

  • Computador portátil;
  • Software After Effects (instalado);
  • Tablet digital/mesa gráfica (aconselhado).

Destinatários: Estudantes, professores e interessados pela área da animação e da ilustração.

INFORMAÇÃO: o material indicado é obrigatório. O software indicado deve já estar instalado. O cumprimento destas tarefas é da responsabilidade do formando e o não cumprimento destes requisitos pode levar à não realização adequada da formação.