O Crianças Prime1rº é um programa da iniciativa do Serviço Educativo do CINANIMA, com o apoio da Direção Geral de Educação – Plano Nacional de Cinema. Esta iniciativa, criada em 2016, é uma das atividades de maior relevância no domínio da educação, exatamente por promover uma formação cultural ativa.
Interrompida no ano letivo de 2019/2022 e retornando em força no ano letivo de 2022/23.
Com uma equipa de formadores e realizadores de cinema de animação, realiza filmes de cinema de animação nas escolas do Pré-Escolar (5 anos de idade) e 1º Ciclo. Esta iniciativa compreende todas as diferentes etapas e processos da produção de animação e por isso está estruturado com a metodologia de projeto e a didática da imagem animada.
O desenvolvimento de uma prática educativa através da metodologia de projeto significa a preocupação dos professores em construir aprendizagens significativas aos seus alunos. No campo da educação, a metodologia de projeto é normalmente entendida como a organização do processo de ensino e de aprendizagem, em torno de atividades práticas significantes. O cinema de animação provoca consensualmente um fascínio e uma familiaridade sobre as crianças, remetendo-as para o mundo da magia, da imaginação e do brincar. Estabelece-se à partida uma ligação afetiva que facilita a sua atenção para os processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo é o de aproveitar estes estímulos, enquanto potencial educativo, para construir uma estratégia que consiga fomentar em cada aluno a capacidade para desenvolver aprendizagens dentro de um espaço motivador, participativo e colaborativo.
O cinema de animação tem uma linguagem própria, que é, ao mesmo tempo, estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras. Trata-se, portanto, de uma linguagem multidisciplinar que atua nas fronteiras de várias áreas do saber e que no currículo escolar do 1º Ciclo do EB (e já também no Pré-escolar dos 5 anos de idade) se traduz na presença em Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões.
Neste sentido, a utilização de uma didática da animação de imagens promove uma melhor compreensão dos conteúdos escolares, a sua integração de forma ativa, significativa, diversificada, integrada e socializadora, resultando na obtenção de melhores resultados.
O trabalho com os alunos é organizado por quatro etapas:
*No final do ano letivo os filmes são enviados a concurso para mais de 20 Festivais Internacionais de Cinema de Animação.
As sessões de cinema de apresentação da atividade Crianças Prime1rº encerram o ciclo anual do programa, permitindo que alunos, pais, familiares e professores vejam os filmes produzidos pelas crianças num grande ecrã de uma sala de cinema.
Alunos do 4ºA da EB1/JI das Fontainhas
Alunos do 3º ano da Escola Básica
da Relva
Alunos do 4º ano da Escola Básica de Silvalde
Alunos do 4º ano da Escola Básica do Outeiro
Orientação: Inês Costa e Carolina Bonzinho
Professor Titular:
Alunos do 4º B, E.B. Regedoura
Alunos do 4º B, Centro Escolar de Silvalde
Alunos do 3º e 4º D, E.B.I. São Vicente Pereira-Jusã
Alunos do 4ºA da Escola Aldeia Nova Guetim
Alunos do 2º B, Centro Educativo de Anta, Espinho
Alunos do 3º B, E.B. de Silvalde, Espinho
Alunos do 4º B- E.B. Nº2 Espinho
Alunos do 3º E, E.B.I. São Vicente Pereira-Jusã, Ovar
Alunos do 2ºano – Escola Aldeia Nova Guetim, Espinho
Alunos do 4ºA – E.B. Paramos, Espinho
Alunos do 4ºB – E.B. Regedoura, Ovar
Alunos do 2ºA – E.B. Nº3 – Espinho
Alunos do 3º C da Escola Básica de Espinho nº 3
Alunos do 4º B, da Escola Básica de Espinho nº2
Alunos do 1º ano da EB de Guetim
Alunos do 4º ano da EB de Paramos
Alunos do 2ºano da EB da Anta
Alunos do 4ºA da Escola Básica de Silvalde
Alunos do 2º ano da Escola Básica Espinho nº3
Alunos do 1º ano da Escola Básica de Guetim
Alunos do 3º B da Escola Básica de Silvalde
Alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica Sá Couto
Alunos do 3º D da Escola Básica Espinho nº2
Alunos do 3º C da Escola Básica da Anta