Desde novembro de 2023, 60 alunos e 12 professores de Espinho e Ovar têm-se unido num objetivo singular: explorar e interpretar um momento marcante da história portuguesa, a Revolução de 25 de abril, através da animação. Esta iniciativa ambiciosa visa criar uma união entre arte, história e educação, culminando na produção de uma curta-metragem.
O projeto contou com a participação ativa dos Agrupamentos Escolares Dr. Manuel Laranjeira, Dr. Manuel Gomes de Almeida, Esmoriz – Ovar Norte, Júlio Dinis, Ovar Sul e ainda a Escola Profissional de Música, que contribuiu para a produção da banda sonora do filme.
De 24 a 27 de abril, todos os participantes estiveram reunidos na Pousada de Juventude de Espinho para a “Residência Artística – Abril Animado”. Durante estes dias intensivos, os alunos trabalharam na produção e animação de pontos de ligação entre as diferentes narrativas de cada escola. Além disso, participaram em workshops, seminários e eventos comunitários, enriquecendo assim a sua experiência e conhecimento.
A estreia do filme está agendada para a sessão de abertura da próxima edição do CINANIMA, em novembro. Este evento, tão aguardado pelos participantes, promete revelar o resultado deste trabalho colaborativo e criativo.