
A 2ª edição da Festa CINAnimada é já no dia 15 de fevereiro, às 16h00, no Centro Multimeios de Espinho.
A comunidade escolar envolvida no projeto FRAME vai poder assistir ao resultado do trabalho dos alunos que participaram nestas atividades. Depois de meses de dedicação, são apresentados quatro filmes em stop motion, resultado do trabalho dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico ao longo de 2024, no âmbito da ação formativa “Crianças Prime1rº”, que integra o Projeto FRAME – Ver e Fazer Cinema de Animação.
As realizadoras e formadoras Ema Lavrador e Leonor Faria Henriques orientaram as curtas-metragens “Olá Avô, Olá Avó” (Alunos do 4º ano do AE Argoncilhe – EB do Souto de Nogueira da Regedoura), “A Menina do Mar e o Menino da Terra” (Alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira), “O Povoador” (Alunos do Externato Nossa Senhora de Fátima) e “A Flor da Liberdade” (Alunos do Agrupamento de Escolas Ovar Sul).
Irão ser exibidos também os filmes que foram premiados na atividade “Eu sou Júri”, onde alunos participantes do projeto FRAME tiveram a oportunidade de avaliar filmes de animação. Esta iniciativa reúne anualmente alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclos e ensino secundário dos agrupamentos escolares parceiros do projeto FRAME, proporcionando-lhes uma formação introdutória sobre os principais aspetos a considerar na avaliação de um filme de animação.
A tarde irá encerrar com a exibição da curta-metragem “E Se Um Dia a Liberdade…”, projeto que contou com a participação dos Agrupamentos Escolares Dr. Manuel Laranjeira, Dr. Manuel Gomes de Almeida, Esmoriz – Ovar Norte, Júlio Dinis e Ovar Sul. Esta iniciativa tem como objetivo explorar e interpretar este momento da nossa história, a Revolução de 25 de abril, através da animação.