O FORMAnimada é um encontro aberto a todos aqueles que se interessem pela interseção entre o cinema de animação e a educação, e que queiram, agora ou no futuro, utilizar o Cinema de Animação como ferramenta pedagógica e artística.
Este encontro, inserido na 48.º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2024, será um momento para partilhar metodologias, estratégias e conhecimentos acumulados ao longo dos anos sobre as práticas realizadas em contexto educativo formal e não formal, tendo o cinema de animação como cenário. Partindo de um FRAME de um filme realizado em contexto educativo, os vários convidados darão a conhecer os bastidores da realização desse filme realizado. O Encontro decorrerá sobre a forma de uma mesa-redonda e contará com representantes de várias entidades nacionais ligadas à educação através do cinema animado.
Tema-frase: Uma interpretação animada de um naufrágio filmado há mais de 100 anos.
Filme: O Naufrágio do Veronese
Sinopse: A partir do arquivo “O Naufrágio do Veronese” foi imaginada e animada a história que conta os diferentes destinos dos tripulantes do navio encalhado a norte de Leixões.
Ana Luisa Martins (1994) formou-se em Cinema pela Universidade da Beira Interior, frequentou o Mestrado em Cinema e Fotografia Documental da ESMAE e o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais da FBAUL. Em cinema tem colaborado em curtas-metragens e longas-metragens, navegando por várias áreas, desde a imagem, à produção. “Noite Turva” de Diogo Salgado, curta-metragem que produziu, teve estreia internacional no Festival de Cannes em 2021 e foi prémio da Competição Nacional do Festival Curtas de Vila do Conde em 2020. Nos últimos anos esteve maioritariamente dedicada à distribuição de cinema e, agora na Curtas Metragens CRL, ao Serviço Educativo, onde colabora com os diversos projetos do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema e da Solar - Galeria de Arte Cinemática.
Carolina Bonzinho (1998) é realizadora de animação e formadora. Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, passando pelo programa Erasmus+ na MOME em Budapeste. Vive atualmente no Porto onde nos últimos anos trabalhou com o BAP - Animation Studios, em vários filmes premiados como “O Homem do Lixo”, “Quase Me Lembro” e “Percebes”. Está atualmente a co-realizar uma curta-metragem de docuficção de animação com Inês Costa, no projeto de investigação GAGE. No último ano participou no Rise and Shine da CEE Animation, com uma curta-metragem de animação em desenvolvimento produzida pelo BAP. O seu mais recente trabalho publicado é o videoclipe "Sunflowers - A Strange Feeling of Existential Angst", com seleções em festivais como Animasyros, Animest e IndieLisboa, e premiado no Next Generation Indie Film Awards.
Tema-frase: Um filme que incentivou as conversas intergeracionais e explora a relação íntima entre avós e netos.
Filme: Olá Avô! Olá, Avó!
Sinopse: Neste autorretrato animado, os netos descobrem o que é ser avô aos olhos dos próprios.
Realização e Produção: Agrupamento de Escolas de Argoncilhe. 4º ano – Crianças Prime1ro, Projeto FRAME
Ema Lavrador é uma artista e investigadora residente no Porto. É licenciada em Som e Imagem e mestre em Animação por Computador pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Tanto na sua investigação como na sua prática artística explora diferentes meios, trabalhando sobretudo com fotografia, cinema de imagem real e de animação.
Leonor Faria Henriques nasceu no Porto e estudou Animação na Escola nas Artes da Universidade Católica, onde realizou 3 curtas metragens de animação: Nada se Perde (2020), Rua do Caneiro (2022) e A Minha Casa tem Muitas Janelas (2023). Fez parte da equipa que fundou o coletivo Piquenique na Lua, que organizou eventos como o ANIMAY.TION e workshops para crianças em conjunto com o serviço educativo do CINANIMA. Também trabalha como animadora e colorista em vários projetos de animação, tais como videoclips, uma série, curtas-metragens e uma longa-metragem. Atualmente, é animadora, ilustradora e formadora de animação.
Tema-frase: Exclusão social
Filme: Cerco-me de histórias
Sinopse: Projeto de cariz social desenvolvido no Bairro do Cerco que tem como objetivo a aproximação de jovens em risco para a aprendizagem de novas formas de expressão e comunicação, dando-lhes voz.
Realização e Produção: Projeto de cariz social desenvolvido no Bairro do Cerco
Paulo D’Alva nasceu em 1980 em Avanca onde iniciou na animação no CCA. Em 1996 participou como animador na série Alfredo. Até 2001 participou em várias curtas e realiza o seu primeiro filme A Noite Cheirava Mal, presente em mais de 100 festivais nacionais e internacionais arrecadando 11 prémios. Fundador da PANORÂMICA, onde realiza diversos ateliers, contribuindo assim para o desenvolvimento do cinema de animação como ferramenta pedagógica. Colaborou como realizador no estúdio BAP, onde realizou o filme Carrotrope e Fim de linha. É licenciado em artes plásticas ESAP. Mestre em artes visuais na UA. Docente convidado no IPCA e IPVC. Esquizoframe é o seu mais recente filme produzido pela AMARELA MECÂNICA estúdio que fundou em 2017.