48º
Festival

Competição Internacional de Curtas-metragens

Bruno Simões

Bruno Simões é um realizador português formado em Design Gráfico e Multimédia na ETIC e na ESAD.CR, e especializado em animação com um mestrado na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Bruno iniciou a sua carreira profissional em Lisboa na área da publicidade, em 2006 muda-se para Londres para se unir à equipa de animação da MPC (Moving Picture Company), onde integrou as equipas criativas de filmes como Prometheus, Skyfall, World War Z ou os últimos quatro filmes da saga Harry Potter.
Em 2011 Bruno muda-se para Nova Iorque para integrar o estúdio de animação Blue Sky Studios, participando nos filmes Epic, Rio 2, The Peanuts Movie e Ice Age 5. Em 2016 Bruno regressa à Europa para fundar o estúdio de animação Studio Kimchi, onde trabalha como realizador, tendo realizado e produzido dezenas filmes de autor e de encomenda, seleccionados e premiados em festivais de cinema por todo o mundo. Em 2022 Bruno recebeu o prémio Sophia para melhor curta-metragem de animação pelo seu filme A Mulher do Médico, a sua curta-metragem seguinte, A Boneca de Kafka, passou por mais de 120 festivais em todo o mundo, e o seu filme Pip é actualmente a curta-metragem de animação mais vista de sempre no YouTube.

Joanna Quinn

Joanna descobriu a animação na Universidade de Middlesex Londres, enquanto estudava Design Gráfico. O seu filme de fim de curso, Girls Night Out, é uma resposta brilhantemente simples e bem-humorada ao machismo e uma celebração da sexualidade feminina desinibida. O filme apresentou ao público a personagem Beryl e deu o pontapé de saída para a carreira de animação de Joanna ao ganhar 3 grandes prémios no Festival Internacional de Animação de Annecy em 1987.
A personagem única e memorável de Beryl tornou-se o foco de mais dois filmes Body Beautiful e Dreams & Desires - Family Ties. A política de género e opressão, juntamente com o fascínio obsessivo e o prazer de Joanna em explorar as excentricidades do corpo humano, tornaram-se os temas centrais do seu trabalho.
Em 2022, o mais recente filme de Beryl, Affairs of the Art, valeu a Les e a Joanna uma nomeação para um Óscar. Os filmes de Joanna ganharam inúmeros prémios internacionais, incluindo 4 Baftas, 3 Emmys e 3 nomeações para os Óscares. Joanna é uma formadora empenhada e recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 3 universidades do Reino Unido e é membro honorário do Royal College of Art, em Londres.

Juan Carlos Concha

Artista, realizador e produtor. Trabalha em cinema desde 1992. Participou em workshops com professores como Patricio Guzmán, José L. Guerin e Bigas Luna, entre outros. Leciona em escolas de animação em Barcelona e Bogotá.
Participou em longas-metragens europeias como Mia et le Migou de Folimage, O Ilusionista de Silvain Chomet, Chico y Rita de Trueba - Mariscal.
Criou o APEMANSTUDIO para produzir os seus próprios projetos, como a curta-metragem "A la Derive". É diretor do NONSTOP BARCELONA ANIMACIÓ, Festival Internacional de Cinema de Animação e do Seminário de Arte Conceptual.
Realizou a série Four and a Half Friends, uma coprodução da ZDF (Alemanha), EDEBE e TV3 da Catalunha, produzida pela B-WaterStudios. Assistente de realização e produtor associado do filme Josep de Les Films D'Ici, Seleção Oficial de Cannes 2020, Melhor Filme de Animação EFA e César para Melhor Filme de Animação 2021. Diretor técnico e produtor associado do filme de Fernando Trueba e Javier Mariscal, They Shot the Piano Player.

Marta Pajek

Marta Pajek, realizadora de filmes de animação, de origem polaca e premiada internacionalmente. Licenciada pela Academia de Belas Artes de Cracóvia, estudou no Animated Film Studio, dirigido pelo lendário animador Jerzy Kucia. Mais tarde, Marta viria a estudar sob a orientação do animador estónio, Priit Pärn, na Turku Arts Academy, Finlândia.
O estilo cinematográfico de Marta foi moldado por um interesse nas artes e no design gráfico, bem como na dança, psicologia, espiritualidade e experiências humanas. Realizou várias curtas-metragens de animação, incluindo After Apples (2004), Nextdoor (2005) e o premiado Sleepincord (2011).
Em 2016, lançou o primeiro filme da sua trilogia: Impossible Figures and other stories II que obteve um sucesso imediato junto da crítica, ganhando mais de 20 prémios, incluindo o Grande Prémio no Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda e no Festival de Animação GLAS. Impossible Figures and other stories III, o segundo filme da trilogia, estreou em Cannes em 2018 e foi distinguido com vários prémios internacionais.
O seu trabalho mais recente, Impossible Figures and other stories I (2021), o último filme (e primeira parte) da trilogia, é uma coprodução entre a Animoon e o National Film Board of Canada (NFB).

Olivier Cotte

Olivier Cotte começou a realizar filmes de animação aos 14 anos, utilizando, sobretudo, uma mistura de animação imagem por imagem e imagem real.
Realizador, trabalhou em efeitos especiais ou artísticos de curtas-metragens de animação, anúncios publicitários e de 15 longas-metragens de imagem real de Philippe de Broca, Wim Wenders, Roman Polanski, Costa-Gavras, Leos Carax...

Como historiador de cinema de animação, escreveu mais de vinte livros, incluindo uma enciclopédia (100 ans de cinéma d’animation), três monografias (sobre Walt Disney, Georges Schwizgebel e David Ehrlich), uma enciclopédia sobre Técnicas de Animação, um estudo sobre 13 curtas-metragens de animação premiadas com um Óscar, e muitas obras coletivas, como a monografia sobre Bordo Dovnikovic, A Sexualidade no Ecrã, A Animação de Tim Burton, As Técnicas do Stop Motion, entre outras.

Ensinou História e Estética da Animação, Técnicas Digitais e Direção de Cena na Escola Gobelins e Penninghen, França, e em numerosos países.
É também romancista, escritor de peças de teatro e argumentista de romances gráficos premiados.

Recebeu o Award for Outstanding Achievement in Animation Theory no Festival Animafest Zagreb em 2012.

Competição Internacional de Longas-metragens

Deanna Morse

Deanna Morse é uma artista, animadora, professora e diretora de organizações internacionais que apoiam animadores, realizadores e outros artistas independentes.
Atualmente, Deanna é Presidente da ASIFA Internacional, a associação mais antiga de animadores. Deanna já foi membro do júri em dezenas de festivais nacionais e internacionais.
Enquanto membro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Deanna avalia anualmente os nomeados aos Oscars e aos Prémios de Estudantes da Academia.
O seu trabalho diversificado em animação e cinema experimental foi exibido na Rua Sésamo e faz parte de coleções permanentes que incluem O Metropolitan Museum of Art.
Ela é citada em inúmeros livros sobre animação experimental e sobre as mulheres na animação. Deanna Morse foi identificada como sendo uma das quatro “Mulheres na Ribalta” no livro Animation: A World History de Giannalberto Bendazzi, em 2016.
Animadora prolífica, Deanna fez um filme por ano desde o início dos anos 70. As suas curtas-metragens poéticas e instalações reflectem duas abordagens diferentes: feito à mão sob a câmara, imagem por imagem e/ ou dando espaço às novas tecnologias. Os trabalhos mais recentes focam no nosso relacionamento com os amigos e com as paisagens, explorando ideias de espaço, tempo e mudanças temporais. Defensora da arte pública, é Professora Emérita do GVSU (Grand Valley State University), Michigan. Live no Oregon, EUA, num terreno com cabras, galinhas, plantas nativas, um gato e familiares.

Les Mills

Les estudou Belas Artes no Cardiff Art College, Goldsmiths College University of London e na Rutgers University, EUA, completando um mestrado em Belas Artes e História da Arte.
Viveu em Nova Iorque e envolveu-se com cinema e multimédia, fortemente influenciado pelo grupo Fluxus, antes de regressar ao Reino Unido. A sua experiência de ensino é extensa: tendo começado pelo ensino de arte, gradualmente foi-se interessando por documentários e animação, o que resultou no ensino de Animação Básica na Universidade de Middlesex e Produção Cinematográfica na Universidade de Cardiff.
Coordenador do Chapter Independent Film Workshop em Cardiff. A sua experiência de ensino culminou com o cargo de Diretor de Curso da Escola de Cinema da Universidade do País de Gales, em Newport. A sua primeira colaboração criativa com Joanna Quinn foi no seu filme de fim de curso, Girls Night Out, em Middlesex e, desde então, os dois trabalham em estreita colaboração. Fundaram a sua empresa Beryl Productions International em 1988. Les escreveu e produziu os 3 filmes seguintes da Beryl, distinguidos com prémios, e ainda Wife of Bath, pelo qual ganhou um Bafta e um Emmy.
Em 2022, Les recebeu o Prémio dos Escritores do British Animation Awards e foi nomeado para um Óscar pelo seu filme mais recente, Affairs of the Art.

Piet Kroon

Com 2 metros de altura, Piet Kroon é o escritor e realizador de animação mais alto do mundo a ser aclamado internacionalmente e que ainda desenvolve uma atividade profissional, levando a arte da animação a novos patamares, sem nunca se dirigir ao público.

Foi responsável pelo desenvolvimento e realizou a irreverente comédia de culto de animação da Warner Bros.Osmosis Jones (2001), sobre um glóbulo branco fixe (Chris Rock) e um comprimido para a constipação (David Hyde Pierce) que lutam contra uma constipação desagradável (Laurence Fishburne) dentro do corpo em mau estado de Bill Murray.

Kroon desenvolveu, escreveu e realizou HEINZ (2019), uma comédia de animação para jovens adultos, baseada numa banda desenhada com um cariz agradavelmente perturbador sobre um gato mal-humorado de Amesterdão.

Como artista e consultor de histórias, Kroon trabalhou em dezenas de filmes de animação, desde o fantástico Iron Giant (1997) de Brad Bird, Shrek2 (2004) (contribuindo com o fetiche de Pinóquio por roupa interior feminina) até ao deslumbrante e idiossincrático Pinocchio (2022) de Guillermo del Toro, vencedor de um Óscar.

As curtas-metragens independentes de Piet Kroon, DaDA (1995) e T.R.A.N.S.I.T (1997), foram muito aclamadas. T.R.A.N.S.I.T foi nomeada para o Óscar, para o BAFTA e para o Cartoon d'Or. Foi eleito Melhor Curta-Metragem de Animação pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.

Competição Internacional de Obras de Estudantes

Daria Kashcheeva

Daria Kashcheeva estuda cinema de animação na FAMU em Praga. Os seus filmes de estudante foram apresentados em muitos festivais internacionais. O seu filme To Accept, venceu a competição de cinema Nespresso Talents 2017, em Cannes. Em Daughter, uma animação em marionetas que foi realizada no seu bacharelato, Daria faz experiências com o movimento da câmara e explora o tema da relação entre pai e filha. O filme teve a sua estreia no Festival de Cinema de Animação de Annecy e recebeu o Cristal para o melhor filme de estudante e o prémio do júri jovem na secção de filmes de estudantes. Daughter recebeu mais de 100 prémios, incluindo o Sundance Animation Jury Award, o Student Academy Award na categoria Animação (Escolas Internacionais de Cinema) e foi nomeado para o 92.º Óscar.
No seu filme de mestrado Electra (2023), que foi estreado em Cannes e recebeu o prémio de Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Cinema de Toronto, Daria experimenta uma combinação de técnicas de imagem real e de animação. Trabalhando com atores e marionetas de tamanho humano, explora o tema de violência doméstica, sexualidade e perceção corporal, pretendendo alargar os limites do género do filme de animação.
Atualmente, Daria está a desenvolver o seu primeiro projeto de longa-metragem, They/Them, no qual continua a explorar formas e géneros híbridos.

Joana Toste

Nasceu em maio de 1970. Licenciou-se em Design Industrial e faz filmes de animação.

Sergio Kotsovoulos

Sergio Ko é um realizador de cinema com uma vasta experiência na produção do cenário e na pós-produção. Começou como animador 3D e continuou como realizador e cenógrafo de vários programas de televisão e anúncios televisivos para as principais empresas de produção na Grécia.
Em 2021, Sergio escreveu e realizou a curta-metragem de animação Echo que foi premiada, até agora, em mais de 25 festivais internacionais.
Entre 2014 e 2019, foi cofundador do gabinete de cinema e design holístico vencedor dos prémios EBGE e ERMIS, WITHIN em Atenas, Grécia.
Desde 2018, Sergio faz parte da MAL-VI, uma agência interdisciplinar de design e comunicação com sede em Thessaloniki, Grécia. De 2015 a 2016, foi membro do "synergastirion", um coletivo de criativos que comissariava instalações multidisciplinares com criativos gregos de topo, impressão serigráfica e jogos de mapeamento de projeção interativa.
Sergio é membro fundador da ASIFA Hellas e membro da ASIFA Hollywood.

Competição Nacional

Coke Riobóo

Coke Riobóo é um realizador, músico e animador que se dedica ao mundo do audiovisual e do cinema há mais de 20 anos. Em 2011 tornou-se produtor independente.
Desde 1997, Coke tem criado música para projetos de curtas-metragens e longas-metragens produzidas em Espanha, Irão, Marrocos e México. Desde 2001, trabalha como animador, colabora em projetos independentes para teatro, documentários e curtas-metragens, para além de se dedicar aos seus próprios projetos. Animador em comerciais para marcas como a Movistar, Imagenio, Blackberry, Acciona, Lego Masters, BBCVA, Ecoembes, entre outros.
A curta-metragem El Viaje de Said foi distinguida com o prémio para a Melhor Curta-metragem de Animação na XXI edição dos Goya (2007), tendo obtido cerca de 40 prémios em todo o mundo. El Ruido del Mundo, a sua segunda curta-metragem, venceu o prestigiado Prémio Cacho Pallero do Festival de Huesca e mais de 30 prémios internacionais. Made in Spain foi nomeado ao Goya de Melhor Curta-metragem de animação para além de receber outros prémios de reconhecido prestígio. A quarta curta-metragem de Coké Mad in Spain (2020) recolheu mais de 20 prémios nacionais e internacionais.
Atualmente, Coke conjuga os seus trabalhos comerciais com projetos pessoas para além de orientar cursos e oficinas de animação em todo o mundo.

Filipa Gaspar

Filipa é ilustradora, realizadora e designer.
Nasceu e cresceu em Portugal e foi para o estrangeiro logo a seguir a terminar o seu curso de Gestão Hoteleira no Estoril para perseguir a sua verdadeira paixão: os filmes de animação. Depois de alguns anos a trabalhar em vários países para juntar dinheiro, finalmente tinha o suficiente para ir então estudar para o Reino Unido. Foi em Bristol onde estudei na University of the West of England. Filipa teve a oportunidade de colaborar na curta metragem Flutter por Adam Levy (Diretor técnico na Disney) e que foi nomeada para a longa lista dos Óscares.
Estudar e viver em Inglaterra abriu-lhe os olhos a novas formas de expressão criativa e permitiu-lhe experimentar diferentes técnicas e estilos que fazem agora parte do que faz. Lá, encontrou uma grande diversidade de pessoas que despertaram o bichinho do documentário de animação e a levaram nessa direção até à conclusão do filme de final de curso em que desempenhou vários papéis incluindo realizadora, produtora e autora. Este filme chama-se Home e tem como base a gravação de mais de 5 horas de conversas entre amigos que não se conheciam e que são de todas as partes do mundo. O resultado foi então um documentário animado de 5 minutos realizado com a ajuda de outros estudantes e que participou em vários festivais incluindo o CINANIMA!
Desde então, tem estado a trabalhar como freelancer com vários estúdios e empresas no Reino Unido e Europa e tem a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis.
O seu amor por documentários animados tem vindo a crescer e mal pode esperar por começar a trabalhar no próximo!

Wandson Lisboa

O Wandson é designer e ilustrador.
Vive no Porto, mas o seu coração também está no Maranhão, onde nasceu. Wandson Lisboa, é graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Maranhão e pós-graduado em Design Gráfico pela UFMA, veio para Portugal em 2010 para tirar um mestrado pela Universidade do Porto.
Recentemente foi protagonista de da série da RTP Play – IMLOVE, foi repórter do Festival da Canção, apresentador do palco RTP no NOS Alive e um dos concorrentes de TASKMASTER na RTP.
Hoje é uma figura incontornável em Portugal. A sua conta de Instagram foi considerada pelo site The Huffington Post entre as dez contas de Instagram mais criativas do mundo. Desde então, concretizou projetos nos mais diversos formatos da comunicação visual e trabalha grandes marcas como Disney, NOS, IKEA. Foi rosto de uma campanhas da FNAC e faz dezenas de participações em programas televisivos. E é pagador de finos.

Competição Internacional de Curtas-metragens

Eliane Gordeeff

Eliane Gordeeff é animadora, professora, investigadora de animação ligada a Centros de Investigação em Portugal (CIEBA/FBAUL) e no Brasil (LAAD/UFRJ). É membro da ASIFA, da Society for Animation Studies e da Casa da Animação. Produziu, animou e dirigiu mais de 16 curtas-metragens de animação, algumas delas exibidas em festivais internacionais como CINANIMA, Nuevo Latinoamericano de Havana, Anima Mundi, Sicaf, Anima e Encounters Festival.

Doutora em Multimédia, com mais de 100 textos publicados (académicos e não académicos) e com mais de 12 000 leitores no Researchgate.org.
Autora do livro "Aesthetic Interferences: The Stop Motion Technique in the Animation Narrative" (2019). Correspondente de Portugal, Espanha e Brasil para o zippyframes.com.

Nik Phelps

Nik Phelps é um músico americano, conhecido pela sua versatilidade e habilidade em tocar instrumentos de sopro, particularmente saxofone e clarinete. Desenvolveu uma paixão pela música desde cedo, levando-o a estudar na prestigiada Berklee College of Music em Boston. 

Phelps fez contribuições significativas para o mundo do cinema, especialmente na animação, onde o seu som distinto enriqueceu inúmeros filmes e projetos. Colaborou com artistas e bandas aclamadas como Tom Waits e Frank Zappa, e é um membro-chave da Club Foot Orchestra, conhecida pelas suas inovadoras bandas sonoras ao vivo para filmes mudos e animações. Como compositor e arranjador respeitado, Phelps continua a ser uma figura importante na interseção da música e do cinema, deixando um impacto duradouro no público mundial.

Sahra Kunz

Sahra Kunz é licenciada em Artes Plásticas - Pintura - pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (1997). Obteve o grau de Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa (2001).
É doutorada em Desenho pela na Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco (Bilbao - 2011).
Desde 1998 é docente no curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa, lecionando de entre outras, as disciplinas de Ferramentas de Desenho, Desenho para Pré-Produção, História da Animação, Teoria da Animação, Atelier de Animação, Produção de Projeto Final de Animação e Dissertação.

Competição Internacional de Estudantes

Ana Oliveira

Nascida em Lisboa, em 1981. Licenciatura em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Depois de uma pequena formação em stop motion em 2002, trabalhou em cerca de 5 curtas-metragens onde aplicou essa mesma técnica e na longa metragem de Nuno Beato, “Os Demónios do Meu Avô”, entre outros projetos como séries infantis ou publicidade.
Ocasionalmente, trabalha ainda como ilustradora e regressou à escultura de pequeno formato.

Davide Freitas

É Produtor Executivo na Animais – Animação, Vídeo e Publicidade, Lda. Estudou Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (UP) e Gestão Cultural pela Associação Portuguesa de Gestão Cultural / UP. Foi colaborador da Curtas Metragens CRL entre 2003 e 2017, desempenhando diversas funções desde a programação e coordenação de produção do projeto ANIMAR (2005-2017) passando pela produção, montagem e serviço educativo das exposições da Solar – Galeria de Arte Cinemática (2003-2017), com colaborações pontuais na produção do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema (2003-2016), à distribuição e venda de curtas-metragens na Agência da Curta Metragem (2003-2011). Sócio-fundador da Casa da Animação – Associação Cultural da qual foi membro da direção entre 1999 e 2001, mantendo colaboração pontual nas atividades da associação. Trabalhou ainda como produtor executivo no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto (1997-2002).

Oscar de Santillana

De origem espanhola-mexicana, Oscar de Santillana é um animador que dedicou a sua vida profissional ao ensino, tendo sido professor de diferentes disciplinas de animação durante muitos anos. Responsável por vários cursos de especialização, foi diretor da Ars Animation School de Madrid durante 15 anos.
Durante 10 anos, fez parte de um grupo restrito do projeto europeu de formação de animadores da Cartoon Media "Training for Trainers", destinado aos diretores das escolas de animação mais importantes da Europa.
Orientador de inúmeras palestras, especialmente em universidades mexicanas.
Atualmente, trabalha como consultor online e mentor de estudantes de animação em todo o mundo. É um grande amante da animação e dos festivais e um promotor da animação nas redes sociais onde se destaca pelo seu grande trabalho na divulgação e promoção do trabalho de muitos artistas de todo o mundo.

Competição Internacional de Longas-metragens e Nacional

Carlos Fernandes

CARLOS FERNANDES nasceu em Lisboa ainda no tempo da TV a preto e branco. Após ter
rabiscado tudo o que havia em casa (desde livros de culinária, até uma edição de luxo dos
Lusíadas), decidiu manter-se no mundos das artes e por entre cursos e trabalhos vários,
conseguiu introduzir-se no mundo da animação, em 99.
Desde então colaborou com diversos estúdios da área em diversas produções, nomeadamente
séries, curtas, videoclips e videojogos online, onde vestiu a pele de artista conceitual,
storyboarder e animador. Teve ocasião também, de experienciar a função de realizador numa
série de animação para TV e igualmente, como realizador de uma curta-metragem de imagem
real. Foi sócio fundador de um estúdio de animação, de curta duração, mas agradáveis
memórias. Conseguiu ainda algum relevo como formador, mas achou que os seus talentos
seriam melhor aproveitados a montante do ensino.
Atualmente para além de se manter na animação, idealiza storyboards de ficção para TV,
desenvolve a sua primeira novela gráfica, dedica-se à pintura e ao coleccionismo.

Cristiano Ribeiro

Daniel Cristiano Pereira Ribeiro, nascido a 8 de fevereiro de 1995 e natural da freguesia de Miragaia – Porto.
Licenciado em Administração e Gestão Desportiva, pela Universidade Autónoma de Lisboa no ano de 2016.
Iniciou a sua atividade profissional no ano de 2018, na Cooperativa Nascente em Espinho, onde continua até aos dias atuais a desempenhar funções de técnico administrativo e financeiro entre outras funções de gestão.
Tem um grande interesse por cinema, desporto e cultura no seu geral.

Leonor Faria Henriques

Leonor Faria Henriques é animadora e ilustradora.

Fez a licenciatura e o mestrado em Animação na Escola nas Artes da Universidade Católica, onde realizou 3 curtas metragens de animação: Nada se Perde (2020), Rua do Caneiro (2022) e A Minha Casa tem Muitas Janelas (2023). Este último projeto serve como o arranque de uma ideia que está em desenvolvimento para uma série de animação para crianças que aborda a solidão.

Entretanto, fez parte da equipa que fundou o coletivo Piquenique na Lua, do qual ainda faz parte. No coletivo, organizou eventos como o ANIMAY.TION e workshops para crianças em conjunto com o serviço educativo do CINANIMA e realizou pequenas oficinas com o IndieJúnior e o grupo Espalhafitas. Também trabalhou como animadora e pintora em vários projetos de animação, tais como videoclips, uma série, curtas-metragens e uma longa-metragem.

Atualmente, continua a trabalhar como animadora, pintora e formadora de animação em diferentes projetos. Neste momento, está a desenvolver duas ideias de projetos dedicados às crianças e trabalha como ilustradora freelancer.

CINANIMA Escolas

Belmiro Carvalho

Belmiro António de Oliveira Carvalho nasceu em agosto de 1968. Licenciou-se em Ensino de
Educação Visual na Escola Superior de Educação do Porto e fez mais tarde uma Pós-Graduação
em Design do Produto Industrial, Comunicação Visual na Escola Superior de Arte e Design do
Porto.
Começou a ver cinema de animação desde muito cedo, no CINANIMA, e de 1993 a 2004 foi
membro da sua Comissão Organizadora; coordenador da Oficina de Cinema de Animação
(atelier permanente); membro da direção da Cartoon Portugal – Associação Portuguesa do
Filme Animado de 1997 a 2000; e membro da Direção da Cooperativa de Atividades Culturais –
Nascente, Espinho.
Animador e realizador de cinema de animação, participou na execução e realização de vários
genéricos para o CINANIMA.
Foi jurado em vários festivais, nomeadamente no Festival de Documentário e Curtas
Metragens de Ficção, Porto 2001; no FEST 2003; no festival de Avanca em 2005 e 2007.
Como formador, dinamizou e realizou vários cursos e oficinas no âmbito do cinema de
animação, em diversas associações, festivais, escolas e associações. Como designer gráfico,
realizou inúmeros trabalhos para Instituições, escolas e empresas privadas. Como artista
plástico realizou várias exposições coletivas de pintura e fotografia nas cidades de Espinho, Vila
Nova de Gaia e Ovar.
Exerce funções como docente no Agrupamento de Escolas de Esmoriz, sendo Diretor de Curso
Profissional Técnico Multimédia lecionando a disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais
e as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica ao 2º ciclo.

Lurdes Natário

Susana Ferreira

Professora de 1.o ciclo do Ensino Básico desde 2000.
Há quase 20 anos a lecionar no concelho de Espinho, a visitar as exposições e a assistir aos
programas educativos do CINANIMA, com os seus alunos.
Participante em diversos projetos educativos e workshops, relacionados com o cinema de
animação, nomeadamente no projeto Crianças Prime1ro, desenvolvido com uma turma de 2.o
ano, da Escola Básica de Anta, no ano de 2017, com o filme “A Arte dos Violinos”.
Já este ano, tornou a fazer parceria com o mesmo projeto, numa turma de 3.o ano, da Escola
Básica Integrada Sá Couto, criando o filme “A Menina do Mar e o Menino da Terra”.

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