Esta masterclasse é tem o objetivo de explorar o universo do cinema de animação, valorizar a expressão multidisciplinar que este oferece e descobrir o seu potencial enquanto ferramenta educativa e artística.
Além de sensibilizar os professores para as diversas formas de incorporar o cinema de animação nas práticas pedagógicas, esta iniciativa visa aproximar a comunidade educativa do setor cinematográfico, incentivando o contato com alguns realizadores — que compartilharão as suas experiências e conhecimento.
Contamos com a apresentação da Elsa Mendes, a Marina Estela Graça a moderar a sessão e duas das protagonistas mais influentes do panorama da animação portuguesa atual: Alexandra Ramires e Laura Gonçalves. Em foco estará a aclamada curta-metragem “Água Mole”, com uma análise que explora os processos criativos envolvidos, as suas temáticas, técnicas, além das possibilidades de aplicação do cinema de animação em contextos pedagógicos.
Participe e mergulhe nas infinitas possibilidades do cinema de animação, um mundo onde arte e educação se encontram e se complementam.
Foi Diretora do Curso de Imagem Animada da Universidade do Algarve. Foi Docente em Animação, Department of Software and Media Technology, Universidade de Aalborg, Dinamarca, entre 2003 e 2006. Autora de duas curtas-metragens. É investigadora em Animação e tem obra publicada. Tem orientado mestrados e doutoramentos e tem participado em júris, em conferências, seminários e comissões científicas internacionais na sua área de investigação, em universidades nacionais e estrangeiras.
Em 2010, Alexandra Ramires concluiu o curso Pintura nas Belas Artes em Lisboa. Tem o seu primeiro contacto com cinema de animação na produtora Sardinha em Lata, em 2009. Colaborou em filmes realizados por David Doutel, José Miguel Ribeiro, Marta Monteiro e Vasco Sá. Em 2013 mudou-se para Porto para trabalhar nos estúdios de animação da produtora Bando à Parte onde continuou a desenvolver trabalho técnico e artístico. É também membro fundador da Cooperativa BAP – Animation Studios, onde atualmente desenvolve trabalho individual e coletivo. Água Mole (2017) é o seu primeiro filme, concebido e realizado juntamente com Laura Gonçalves. Elo (2020) foi o seu primeiro trabalho realizado em nome individual e que lhe garantiu diversas distinções e prémios nacionais e internacionais. Em 2024 lança a mais recente curta corealizada com Laura Gonçalves, Percebes, também produzida pela BAP.
Em 2009, Laura Gonçalves termina o curso de Belas Artes em Lisboa. Depois de trabalhar em vários filmes de animação inscreve-se no MA Animation na Arts University of Bournemouth, onde realizou a sua primeira curta de animação Três Semanas Em Dezembro. Em 2013 mudou-se para o Porto, para trabalhar no estúdio BAP como animadora e pintora, para várias produções pela BAP, do qual foi também cofundadora. Corealizou com Alexandra Ramires (Xá), a curta de animação Água Mole (2017). Em 2022 estreou o seu filme O Homem do Lixo. Em 2024 lança a mais recente curta corealizada com Alexandra Ramires, Percebes.