Nesta apresentação, a dupla de animadores Joanna Quinn e Les Mills conglobam o seu percurso de 35 anos de animação numa hora intensa – não pestanejes! Partilham as provações, tribulações e alegrias de trabalharem juntos para criar os seus premiados filmes de animação, com destaque para o seu processo criativo, métodos de trabalho e amor mútuo pelas personagens.
Haverá muitos clips dos bastidores, muitas anedotas e uma deliciosa seleção de obras de arte originais para deleitar os olhos.
A animadora britânica Joanna Quinn descobriu a animação na Universidade de Middlesex, em Londres, enquanto estudava Design Gráfico. O seu filme de graduação, Girls Night Out, deu início à carreira de Joanna ao ganhar 3 prémios no Festival de Animação de Annecy em 1987. É conhecida internacionalmente pelas suas capacidades de desenho, pelas suas maravilhosas caracterizações e pelo seu humor. Os filmes de Joanna ganharam muitos prémios, incluindo 4 BAFTA’s, 3 EMMY’s e 3 nomeações para o OSCAR®. Joanna é uma educadora empenhada e tem um doutoramento honorário de 3 universidades do Reino Unido e é membro honorário do Royal College of Art, em Londres.
Escritor e produtor, Les Mills estudou Belas Artes em Cardiff, Londres e nos EUA, mas gradualmente começou a interessar-se mais pelo cinema, o que culminou com o seu cargo de Diretor da Escola de Cinema da Universidade do País de Gales, em Newport. Colaborou pela primeira vez com Joanna no seu filme de graduação Girls Night Out e em 1988 formaram a sua empresa Beryl Productions International. Les escreveu e produziu os 3 filmes premiados seguintes da Beryl e produziu Wife of Bath, pelo qual ganhou um Bafta e um Emmy. Em 2022, recebeu o Prémio dos Escritores do British Animation Awards e foi nomeado para um OSCAR® por Affairs of the Art.
“Figuras impossíveis e outras histórias” é um tríptico cinematográfico que consiste em três curtas-metragens de animação. As três partes foram criadas entre 2014 e 2021. Durante a masterclasse, Marta Pajek partilhará o seu processo criativo, desde a descoberta do conceito, recolha de ideias, inspirações e motivos, passando pela fase de escrita, criação do storyboard e visuais até à incorporação de som e música.
Marta Pajek é uma realizadora de cinema de animação polaca multipremiada. Formada pela Academia de Belas Artes de Cracóvia, estudou no Animated Film Studio, dirigido pelo lendário animador Jerzy Kucia. Mais tarde, Pajek estudou sob a orientação do animador estónio Priit Pärn. Realizou várias curtas-metragens de animação, incluindo “After Apples” e o premiado “Sleepincord”. O seu último projeto é o tríptico de filmes de animação “Impossible Figures and other stories”, produzido pela Animoon.
O compositor Nik Phelps irá aprofundar os princípios duradouros que sustentam o processo de integração da música no filme. Apesar dos rápidos avanços tecnológicos dos últimos 100 anos, o conceito fundamental e o fluxo de trabalho da música para filmes têm-se mantido notavelmente consistentes. Nik enfatizará o papel fundamental da música e do som na narrativa cinematográfica, destacando a forma como estas inovações optimizaram e simplificaram significativamente o processo criativo do compositor. Além disso, apresentará uma projeção dos seus filmes de animação favoritos que exemplificam a união harmoniosa da música e da narrativa visual.
Nik Phelps é um músico americano, conhecido pela sua versatilidade e habilidade em tocar instrumentos de sopro, particularmente saxofone e clarinete. Desenvolveu uma paixão pela música desde cedo, levando-o a estudar na prestigiada Berklee College of Music em Boston. Phelps fez contribuições significativas para o mundo do cinema, especialmente na animação, onde o seu som distinto enriqueceu inúmeros filmes e projetos. Colaborou com artistas e bandas aclamadas como Tom Waits e Frank Zappa, e é um membro-chave da Club Foot Orchestra, conhecida pelas suas inovadoras bandas sonoras ao vivo para filmes mudos e animações. Como compositor e arranjador respeitado, Phelps continua a ser uma figura importante na interseção da música e do cinema, deixando um impacto duradouro no público mundial.
Nesta masterclasse, Filipa Gaspar irá explorar vários simbolismos nos filmes e expor o processo criativo do seu documentário animado Home. No cinema, tudo o que está no ecrã deve servir um propósito e é por isto que irá analisar alguns pontos importantes na realização de um filme como cor, enquadramento e orientar o olhar do espetador. Estes pontos irão ajudar a perceber a segunda parte da masterclasse. Filipa irá falar mais em profundidade dos pontos-chave a considerar quando se faz uma curta-metragem e o seu processo criativo no filme. Irá falar não só da pré-produção, produção e pós-produção, mas, também, dos passos seguintes como festivais e financiamento.
É realizadora freelancer, artista 2D e designer Portuguesa, residente em Valência, Espanha.
Sempre teve gosto por banda desenhada e animação, mas só aos 22 anos é que realmente pegou num lápis e tentou desenhar, e assim começou! Estudou Animação na Universidade UWE em Bristol (Reino Unido) e aí trabalhou em várias produções de estudantes. Trabalhou remotamente como background artist na curta-metragem Flutter de Adam Levy (DT na Disney) que chegou à longa lista dos Óscares, mas que não passou à fase seguinte.
De momento, está a trabalhar em duas produções: remotamente numa curta-metragem de animação em Vancouver como lead concept e background artist. E a outra como diretora de arte de uma curta-metragem (coprodução entre Países Baixos e Espanha, filmada em Valência).
A animação em stop motion na publicidade é normalmente um recurso muito utilizado, embora, devido às caraterísticas da técnica, seja por vezes difícil de adaptar aos tempos e às exigências deste meio. Nesta masterclasse veremos o trabalho de Coke Riobóo ao longo dos últimos dois anos, uma excursão pelas diferentes técnicas utilizadas, ao serviço da publicidade, e estratégias para trabalhar de forma eficiente. De entre todas as técnicas em análise, preste-se especial atenção à técnica da plasticina sobre vidro retroiluminado. Coke Riobóo é um dos poucos artistas no mundo a utilizá-la, com uma demonstração ao vivo no final da sessão.
Músico, compositor e animador. Realizou e animou cinco curtas-metragens, uma série Web e vários projetos comerciais. Compôs a banda sonora de várias curtas-metragens e três longas-metragens e ensinou animação em workshops em todo o mundo. Vencedor de um prémio Goya pela sua curta-metragem A Viagem de Said (2006).
Esta masterclass tem o objetivo de fazer refletir e compreender o poder e a individuação da imagem e do som, na construção de um elemento audiovisual, nomeadamente no campo animado. Através de estudo de casos, e de ligeiros exercícios de perceção, a audiência é levada a compreender como se dá a absorção das informações visuais e auditivas ao se visionar uma animação. E como é importante perceber tal processo, alargando assim, as possibilidades de criação e de tomada de consciência sobre o que se cria, em termos de imagem animada sonora.
Eliane Gordeeff é animadora, professora e investigadora do CIEBA em Portugal e da LAAD no Brasil, e possui doutoramento em Multimédia pela Universidade de Lisboa em Portugal. É membro da ASIFA, Society For Animation Studies e Casa da Animação. Em 2018 editou o livro Interferências Estéticas: A Técnica Stop Motion na Narrativa de Animação e tornou-se correspondente do site sobre animação independente, Zippy Frames, para Portugal, Espanha e Brasil. Gordeeff publicou mais de 70 textos académicos e não académicos, em sua maioria disponíveis online no Research Gate (onde conta com mais de 13.000 leitores). Além disso, ela também coordena um “índice” em língua portuguesa chamado Acadêmicos da Animação, com textos académicos editados e publicados no Brasil.
“Fundado em 2015, o COLA – Colectivo de Animação é originalmente criado para desenvolver e promover a animação em Portugal. Composto por artistas, criativos e elementos mais técnicos, unidos para desenvolver e produzir os mais variados projectos.
Em 2024 continuamos a crescer como cooperativa, assim como cresce o nosso interesse nas mais variadas áreas de produção de cinema e audiovisual. Neste incrível percurso tivemos a sorte de conhecer novos colegas e amigos, de receber prémios e distinções, e tudo isto enquanto partilhávamos o que fazemos com gosto e paixão.”
Animador e construtor autodidacta, forma-se mais tarde no Centro de Investigação e Estudos e Multimédia na Faculdade das Belas-Artes de Lisboa, continuando a sua especialização na técnica de Animação de Volumes (Stop Motion).
Apesar de ter uma forte preferência por esta técnica, o seu percurso profissional levou-o a participar em diversos projectos das mais variadas técnicas de animação e imagem real. Desempenha de momento funções como produtor, realizador e animador no COLA – Colectivo Audiovisual, onde é membro fundador e administrador.
Piet Kroon apresenta uma masterclasse sobre Storyboarding para longas-metragens de animação. Acompanhando a evolução das sequências que desenvolveu para longas-metragens de animação bem conhecidas, como Iron Giant, Shrek2, Despicable Me, Rio2 e Pinóquio de Guillermo del Toro, Piet Kroon discutirá as suas estratégias e técnicas, oferecendo uma visão do seu processo.
O storyboard é uma etapa criativa crucial no processo de produção: é a primeira tradução visual do guião para o ecrã. É o primeiro passo para trabalhar a história, explorando ideias, ritmos, cenas, personagens, representação, ação, comédia e encenação. Ajuda a pôr tudo em foco e a fazer com que qualquer filme se eleve acima de si próprio.
Este é um olhar interior sobre a cozinha confusa da animação. Há sempre mais do que uma maneira de esfolar um gato.
Com 1,80 m de altura, Piet Kroon é um dos cineastas mais altos e aclamados internacionalmente a trabalhar em animação na atualidade: sempre a tentar alcançar novos patamares, sem nunca se dirigir ao público.
Liderou o desenvolvimento e dirigiu a animação de comédia de culto irreverente da Warner Bros., Osmosis Jones, sobre um glóbulo branco fixe (Chris Rock) e um comprimido para a constipação (David Hyde Pierce) que lutam contra uma constipação desagradável (Laurence Fishburne) dentro do corpo em mau estado de Bill Murray.
Kroon desenvolveu, escreveu e realizou HEINZ (2019), uma comédia de animação para jovens adultos, baseada numa banda desenhada de jornal agradavelmente perturbada sobre um gato mal-humorado de Amesterdão.
Como argumentistarealizador, artista e consultor de histórias, Kroon trouxe o seu estilo visual único para o filme.
Uma análise do processo criativo. Animação e filmes experimentais consideram o que está entre o frame, deslocando o tempo. Uma exploração de materiais e técnicas, de um lápis de cera vermelho à captura de movimento pioneira e à IA. Da Rua Sésamo aos museus.
Presidente da ASIFA International e membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Óscares), Deanna figura em numerosos livros sobre animação experimental, tendo sido destacada como uma das quatro Women in the Limelight no livro Animation: A World History, de Bendazzi. Vive no sul do Oregon, EUA, numa estrada com cabras, galinhas, um gato e a família.