O filme “Olá Avô, Olá Avó”, realizado pelos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe – EB do Souto de Nogueira da Regedoura sob orientação das realizadoras e formadoras Ema Lavrador e Leonor Faria Henriques, ganhou o Prémio AÇÃO.11! na categoria de melhor filme de animação do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito dos Encontros / 25.º Festival de Cinema de Viana.
o Filme foi desenvolvido no âmbito do projeto Crianças Prime1rº, uma iniciativa que promove a criação cinematográfica com crianças do 1.º ciclo, integrada no programa FRAME – Ver e Fazer Cinema de Animação. O projeto conta com o apoio do ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual Português e do Plano Nacional de Cinema.
A competição AÇÃO.11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar, onde o filme foi distinguido, é uma secção competitiva do festival vianense dedicada à promoção da cultura e da prática audiovisual em meio escolar. O concurso está aberto a turmas, grupos de alunos e Clubes de Cinema do Ensino Básico e Secundário de Portugal, bem como a escolas da Galiza de escolaridade equivalente.
Parabéns aos jovens cineastas por esta conquista notável!