O CINANIMA é um festival de cinema de animação co-organizado pela NASCENTE – Cooperativa de Ação Cultural e pela Câmara Municipal de Espinho. Desde a sua primeira edição, em 1976, tem trabalhado continuamente para promover esta forma de cinema e os seus autores. Sendo precursor da descentralização cultural em Portugal, o CINANIMA conquistou reconhecimento internacional, mesmo não pertencendo aos principais centros culturais de Lisboa ou Porto.
O Festival é organizado por uma associação sem fins lucrativos, aprovado pela ASIFA – Association International du Film d’Animation.
Para muitos profissionais, a oportunidade de apresentar um filme no CINANIMA representa uma das poucas oportunidades de mostrar ao público o resultado do seu trabalho e esforço, além dos privilégios aos quais os vencedores têm direito.
O vencedor do Grande Prémio do CINANIMA para curtas-metragens é incluído na lista de possíveis nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, pois o Festival é um dos eventos reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Ao longo destes 48 anos de atividade, o CINANIMA tem contribuído para criar novos públicos para esta forma de arte, incentivando o público em geral a reconhecer o valor do cinema de animação, afastando o preconceito de que a animação é apenas para crianças e confirmando-a como uma plataforma artística e multidisciplinar de comunicação excecional.
Além de promover o contacto entre profissionais e o público, o CINANIMA está fortemente empenhado em educar profissionais e o público em geral. Nos últimos anos, tem desenvolvido um programa educativo nas artes visuais que também enriquece a experiência daqueles que visitam o Festival.
Um festival como o CINANIMA consiste em mais do que apenas filmes, é também composto por numerosas exposições, workshops, performances e outras iniciativas que ocorrem durante essa semana. Para aqueles que não têm tempo ou disponibilidade para estar no Festival durante toda a semana, e preferem ver o melhor da competição de uma só vez, o domingo, último dia do Festival, é certamente um bom dia para vir a Espinho e ver uma das quatro sessões dedicadas aos filmes vencedores. Aqueles que estão familiarizados com o CINANIMA sabem que não ficarão desapontados. Se nunca estiveram aqui antes, venham e descubram o Festival!