Crianças
PRIME1Rº

O Crianças Prime1rº é um programa da iniciativa do Serviço Educativo do CINANIMA, com o apoio da Direção Geral de Educação – Plano Nacional de Cinema. Esta iniciativa, criada em 2016 pelo Serviço Educativo do CINANIMA, é uma das atividades de maior relevância no domínio da educação, exatamente por promover uma formação cultural ativa.

Interrompida no ano letivo de 2019/2022 e retornando em força no ano letivo de 2022/23.

Com uma equipa de formadores e realizadores de cinema de animação, realiza filmes de cinema de animação nas escolas do Pré-Escolar (5 anos de idade) e 1º Ciclo. Esta iniciativa compreende todas as diferentes etapas e processos da produção de animação e por isso está estruturado com a metodologia de projeto e a didática da imagem animada.

O desenvolvimento de uma prática educativa através da metodologia de projeto significa a preocupação dos professores em construir aprendizagens significativas aos seus alunos. No campo da educação, a metodologia de projeto é normalmente entendida como a organização do processo de ensino e de aprendizagem, em torno de atividades práticas significantes.

O cinema de animação provoca consensualmente um fascínio e uma familiaridade sobre as crianças, remetendo-as para o mundo da magia, da  imaginação e do brincar. Estabelece-se à partida uma ligação afetiva que facilita a sua atenção para os processos de ensino e de aprendizagem.

O objetivo é o de aproveitar estes estímulos, enquanto potencial educativo,  para construir uma estratégia que consiga fomentar em cada aluno a capacidade para desenvolver aprendizagens dentro de um espaço motivador, participativo e colaborativo.

O cinema de animação tem uma linguagem própria, que é, ao mesmo tempo, estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras. Trata-se, portanto, de uma linguagem multidisciplinar que atua nas fronteiras de várias áreas do saber e que no currículo escolar do 1º Ciclo do EB (e já também no Pré-escolar dos 5 anos de idade) se traduz na presença em Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões.

Neste sentido, a utilização de uma didática da animação de imagens promove uma melhor compreensão dos conteúdos escolares, a sua integração de forma ativa, significativa, diversificada, integrada e socializadora, resultando na obtenção de melhores resultados.

O trabalho com os alunos é organizado por quatro etapas:

  • Princípio da animação;
  • Construção do argumento;
  • Construção das personagens, cenários e captação de vozes e sonorizações;
  • Captação de imagens frame-by-frame.

*No final do ano letivo os filmes são enviados a concurso para mais de 20 Festivais Internacionais de Cinema de Animação.

Sessão de cinema de apresentação dos filmes produzidos na atividade Crianças Prime1ro

Estas sessões fecham o ciclo anual de cada programa Crianças Prime1ro oferecendo aos alunos, pais e outros familiares e professores coadjuvantes do projeto a possibilidade de ver os filmes que realizaram num grande ecrã de uma sala de cinema.

SINOPSES

COMO ERA A ESCOLA ANTES E AGORA – EB1JI Fontaínhas

Como era a Escola Antes e Agora O Tomé e o Avô viajam pelas memórias do passado. Em conjunto, descobrem as diferenças entre a escola do Avô, antes da Revolução dos Cravos que destruiu o regime de ditadura em Portugal, e a escola do Tomé nos dias de hoje.

A VIDA DA NOSSA RELVINHAS – EB das Relvas

A Vida da Nossa Relvinhas Em memória da gatinha da escola, os alunos revivem momentos mágicos que passaram com ela, contando a história da vida da adorada Relvinhas.

BIOGRAFIAS

Leonor Faria Henriques

Leonor Faria Henriques estudou Animação na Escola das Artes da Universidade Católica. Para além de animação também destaca trabalhos de ilustração, como com o livro infantil “E se tivesses asas para voar”, lançado em 2019. No ano seguinte, realizou a curta-metragem “Nada se Perde”. Em 2021, realizou a curta-metragem “Rua do Caneiro” e, em 2023, uma curta-metragem que serve como lançamento da ideia da série que tem vindo a desenvolver chamada “A Minha Casa tem Muitas Janelas”. Atualmente, faz parte do coletivo Piquenique na Lua, realiza workshops com crianças e trabalha como animadora freelancer.

Ema Lavrador

Ema Lavrador é artista e investigadora. É mestre em Som e Imagem, com especialização em Animação por Computador, pela Escola das Artes da Universidade Católica. O seu documentário “Terra à Vista” (2021) ganhou um prémio Sophia Estudante e a sua animação “Néon” (2022) foi apresentada como instalação no festival CINANIMA. É também membro da organização do BEAST – International Film Festival e do coletivo de animação Piquenique na Lua.

MENU
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.