Oficina
ANIMA

Na Oficina ANIMA – Oficina de Animação do CINANIMA -, é trabalhada a técnica de Stop Motion, oferecendo assim uma breve contextualização da história do cinema de animação através da partilha de referências autorais de filmes e animadores de Pixilação.  O principal objetivo é mostrar a possibilidade da utilização do próprio corpo enquanto marioneta, para criar uma pequena animação coletiva em turma, com o intuito de promover a produção autónoma e coletiva de filmes de animação.

Na Oficina ANIMA as imagens são captadas através de smartphones e/ou tablets (fixos a mesas por braços telescópicos articulados) e é utilizado um software livre para a produção de uma pequena animação. Serão ainda fornecidas ideias para desenvolver curtas de animação utilizando esta técnica.

No ano letivo de 2023/2023 estas oficinas são orientadas pelas formadores Carolina Bonzinho e Inês Costa.

*A técnica de Stop Motion é um método utilizado no Cinema de Animação para criar a ilusão de movimento através de uma captura sequencial de fotografias de objetos ou de personagens/bonecos modelados numa pequena escala. Quando as imagens são reproduzidas em sequência rápida, o efeito resultante é de um movimento suave e contínuo dos objetos ou personagens. Esse processo é semelhante ao da animação tradicional, mas em vez de desenhar quadro a quadro (frame a frame), é utilizada uma sequência de fotografias estáticas.


Carolina Bonzinho

Carolina Bonzinho é uma artista visual que atua nas áreas da animação e design. Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, passando pelo programa Erasmus+ na MOME em Budapeste. Vive atualmente no Porto onde nos últimos anos tem trabalhado com o estúdio de animação BAP. Desde 2020 que tem contribuído com animação e pintura em vários filmes de realizadores premiados como Laura Gonçalves, Alexandra Ramires e Vitor Hugo Rocha. Um dos projetos que também se destaca neste período foi o design do livro “ELO”, em colaboração com a realizadora Alexandra Ramires e a autora Regina Guimarães. Trabalhou também com o BEAST International Film Festival, nas edições de 2021 e 2022, enquanto webdesigner e developer. Atualmente investe em projetos de sua autoria no âmbito da animação e é formadora de workshops de stop-motion. O seu mais recente trabalho publicado é a corealização e animação com Leander Meresaar do videoclipe “A Strange Feeling of Existential Angst” dos Sunflowers.


Inês Costa

Inês Costa (Viseu, 1998) é mestre em Design da Imagem (2022) e licenciada em Design de Comunicação (2020) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Designer e artista gráfica, o seu trabalho de pesquisa foca-se sobretudo no papel da imagem na construção de narrativas que compõem a memória coletiva portuguesa, através do cruzamento do design e de suas práticas artísticas, problematizando a imagem enquanto ferramenta de linguagem e de ação sócio-política. Foi vencedora do Prémio de Aquisição da FBAUP com a curta-metragem Toque (2020) e do prémio de Melhor Filme de Produção Local no festival Vista Curta, com a curta-metragem Amélia (2021). O seu trabalho fez parte da seleção oficial de festivais como Curtas Vila do Conde, Vista Curta, Entre Olhares e Porto/Post/Doc e IndieLisboa. É artista convidada no projeto GAGE – Game Art Gender Equality apoiado pelo ITI/LARSyS e faz parte dos artistas selecionados para o projeto de residência de investigação artística MANIFEST, co-criado pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Europa Criativa.

MENU
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.